Como Fazer um Requerimento de Pesquisa Mineral

O Requerimento de Pesquisa Mineral é um procedimento necessário para quem deseja explorar recursos minerais em uma determinada área. Esse processo é regulamentado pela Agência Nacional de Mineração (ANM), que é responsável por conceder as autorizações para pesquisa e exploração de minérios no Brasil, como o aproveitamento de uma jazida, por exemplo.

Para fazer o requerimento, é preciso seguir algumas etapas. Primeiramente, é necessário identificar a área de interesse e verificar se ela está disponível para pesquisa. Uma das formas de fazer isso é utilizando o Sistema de Informações Geográficas da Mineração (SIGMINE), uma plataforma online desenvolvida e mantida pela ANM. 

Em seguida, é preciso elaborar um projeto de pesquisa que descreva as atividades que serão realizadas na área, os recursos necessários e os objetivos da pesquisa.

Uma vez que o projeto esteja pronto, é preciso protocolar o requerimento junto a ANM e aguardar a análise do órgão. Caso o requerimento seja aprovado, o interessado poderá iniciar as atividades de pesquisa na área. 

É importante ressaltar que o processo de Requerimento de Pesquisa Mineral pode ser complexo e é necessário seguir todas as normas e regulamentações para evitar problemas futuros.

Preparação para o Requerimento de Pesquisa Mineral

Antes de fazer um Requerimento de Pesquisa Mineral, é importante que o requerente faça uma preparação adequada para garantir que o processo ocorra de maneira eficiente e sem problemas. 

O requerimento envolve diversas etapas, como preenchimento de formulários eletrônicos e impressos, recolhimento de taxas, documentos do requerente, planta com localização da área e respectivo Plano de Pesquisa com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de um geólogo ou engenheiro de minas.

A seguir, são apresentados alguns passos importantes que devem ser seguidos durante a preparação do requerimento.

Definição do Alvo Mineral

O primeiro passo é definir o alvo mineral que se pretende pesquisar. Isso envolve identificar o tipo de mineral que se deseja pesquisar, bem como a localização geográfica onde se acredita que o mineral possa ser encontrado. 

É importante que o requerente tenha um conhecimento prévio sobre o mineral que pretende pesquisar, bem como sobre as características geológicas da região em que se pretende realizar a pesquisa.

Estudo de Viabilidade Preliminar

É recomendável que o requerente realize um estudo de viabilidade preliminar. Esse estudo envolve a análise das condições geológicas e ambientais da região em que se pretende realizar a pesquisa, bem como a avaliação dos custos e dos recursos necessários para realizar a pesquisa. O estudo pode ajudar o requerente a determinar se a pesquisa é viável e se os custos envolvidos são justificáveis.

Assim, é preciso desenvolver o plano de pesquisa, que deve conter: o minério a ser pesquisado, a localização da área com vias e mapas de acesso, memorial descritivo, aspectos geomorfológicos e fisiográficos, geologia regional, trabalhos de pesquisa (sondagens diretas, tais como sondagem geofísica e análises físico-químicas dos minérios) e o cronograma das etapas com os respectivos orçamentos.

Elaboração do Requerimento de Pesquisa Mineral

Para elaborar um requerimento de pesquisa mineral, é necessário seguir alguns passos importantes.

Primeiro, reunir uma série de documentações necessárias, como comprovantes, declarações e certidões, além do Plano de Pesquisa. Com isso em mãos, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Verificar se a área está livre, como indicamos acima;
  2. Realizar o cadastro no portal gov.br a partir do seu certificado digital;
  3. Acessar o Requerimento Eletrônico de Pesquisa Mineral – REPEM, onde é possível solicitar o Requerimento de Autorização de Pesquisa Mineral;
  4. Gerar o boleto e pagar a taxa;
  5. Preencher as informações sobre a área de interesse e Plano de Pesquisa.

 

Depois de realizado o cadastro acima, a equipe técnica da ANM irá analisar todos os documentos e, não havendo exigências, será outorgado o Alvará de Pesquisa, que terá validade de 1 a 3 anos, conforme o minério a ser pesquisado.

Até aqui, fica claro que a  elaboração do Requerimento de Pesquisa Mineral envolve uma série de  documentações necessárias, assim como a elaboração detalhada e cuidadosa do Plano de Pesquisa. É importante seguir todos os passos com atenção aos detalhes para garantir que o requerimento seja aprovado.

Para isso, que tal contar com a experiência de mais de 20 anos da Geobitte? Garantimos processos ágeis e dentro da legislação vigente!

Não perca tempo e entre em contato agora mesmo!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.