A GeoBitte Consultoria Mineral Pode Ajudar a entender Melhor
A consultoria Mineral é voltada para todas as fases durante todo o ciclo de um empreendimento minerário.
Desde o requerimento de uma área como o mapeamento geológico, prospecção e cubagem mineral dessa área.
Bem como até a sua desativação com o plano de fechamento da Mina.
Conforme contemplado no novo código de Mineração.
TRABALHOS DE PESQUISA MINERAL
Normalmente uma pesquisa mineral é realizada obedecendo todas ou parte das etapas, descritas abaixo dependendo do mineral pretendido.
Todos feitos pela empresa de Consultoria Mineral.
Levantamento Preliminar e Pesquisa Bibliográfica.
A principio, na primeira etapa a empresa de consultoria mineral realiza uma pesquisa preliminar tanto no que se referem mapas geológicos confeccionados na região, quanto relatórios técnicos relacionados a projetos acadêmicos, ou de órgãos públicos, visando uma melhor contextualização geológica regional e local.
Também são pesquisadas e avaliadas imagens de satélite com resoluções compatíveis ao escopo do trabalho.
A fotointerpretação é realizada enfatizando a distinção litológica, definição de afloramentos rochosos e conseqüente escolha dos caminhamentos a serem executados na fase de campo.
Na fase de pesquisa de detalhe são restituídos mapas das áreas a serem pesquisadas, numa escala adequada, por exemplo, 1:2.000 e com curvas de nível em metro.
As bases de campo são preparadas, em escala compatível, reunindo informações referentes à topografia, geologia e as imagens de satélite.
PROSPECÇÃO E PESQUISA GEOLÓGICA PRELIMINAR
Mapeamento
No mapeamento geológico é importante a execução de caminhamentos pré-determinados na etapa de fotointerpretação com a realização de marcação de pontos geológicos.
Geoquímica
O método geoquimico que é adotado nas campanhas , dependendo do minério que está sendo pesquisado, bem como do seu contexto geológico, como por exemplo, de modo geral, as análises de solo servem para delimitar teores do minério pesquisado, nos locais aonde não existam afloramentos.
Geofísica
O método geofísico que é adotado nas campanhas , depende muito do minério que está sendo pesquisado, bem como do seu contexto geológico.
Locação de Poços, Trincheiras e Furos de Sonda
Nessa etapa, os pontos de poços, trincheiras e sondagens são locados preliminarmente, respeitando-se as condições favoráveis de afloramentos representativos, geomorfologia, dados geofísicos e teores geoquímicos.
ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS E RELATÓRIO PARCIAL
Estes trabalhos determinarão a existência ou não de evidências preliminares de corpo mineralizado que possa vir a ser de interesse de econômico.
Esta etapa compreenderá a análise dos dados obtidos em campo e do seu posterior tratamento desses dados. No final sera elaborado um relatório parcial de pesquisa, contendo todos os trabalhos realizados e seus resultados.
O Responsável Técnico pela pesquisa também incluirá um parecer se manifestando a favor ou contra a continuidade dos serviços.
Não sendo encontrados os corpos mineralizados, objetivo da pesquisa, será elaborado um Relatório Final Negativo e a pesquisa será dada por encerrada.
Caso seja comprovado um potencial favorável para um jazimento, a pesquisa será intensificada, passando à próxima fase.
PESQUISA DE DETALHES
Nesta etapa serão intensificados os trabalhos de poços, trincheiras e sondagem rotativa, naquelas áreas consideradas promissoras, bem como execução de serviço topográfico.
A realização da locação dos furos de sondagem será realizada numa primeira campanha com uma malha aberta e uma profundidade estimada. Ao fim desses serviços poderão surgir uma ou mais áreas mineralizadas.
Na(s) área(s) mineralizada(s) será(ão) realizada(s) a segunda campanha de sondagem, cuja finalidade será a cubagem do minério existente e a determinação de suas características físico-químicas.
Nesta campanha a malha de furos será mais fechada, e a profundidade seguirá enquanto houver presença de mineralização, objetivando a delimitação do jazimento, sua qualificação e quantificação.
RECURSOS PARA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DA ÁREA
Geologia e Sondagem
Inicialmente, a geologia regional existente será locada no mapa restituído da foto do satélite, numa escala adequada, por exemplo, 1:10.000.
Toda área será mapeada nesta escala, ampliando-se os detalhes fornecidos pelos mapas geológicos regionais existentes. Concluída essa etapa, estarão detalhadas todas as formações geológicas existentes na área.
Alem disso, dependendo do contexto geológico, também poderão ser propostos alguns furos de sonda rotativa pioneiros, cujo objetivo é a delimitação das diferentes litologias em profundidade.
Existindo áreas promissoras, elas serão individualizadas em mapa e seus testemunhos da sondagem serão coletadas e levadas a um laboratório para análises químicas e físicas.
Chegando-se à conclusão que existe potencial, as áreas serão individualizadas e uma nova campanha de sondagem executada em malha mais fechada.
Da mesma forma que a etapa anterior, amostras de minério serão coletadas nos testemunhos de sondagem e analisadas.
ANÁLISES E ENSAIOS DE BENEFICIAMENTO
Amostras de afloramentos, de poços e trincheiras, furos de sondagens, serão analisadas para determinações granuloquímicas.
Amostras volumétricas representativas serão compostas para ensaios de caracterização e beneficiamento do minério visando definir os tipos de minério que ocorrem na área, a necessidade de beneficiamento, opções técnicas de processo e custos desses processos.
ANÁLISES GRANULOQUÍMICAS
O material mineralizado encontrado nos testemunhos de sondagem será analisado para ter-se conhecimento dos teores dos elementos principais que contém, bem como a determinação de suas propriedades físicas associadas às frações granulométricas.
Análises Químicas: Prevê-se que na pesquisa, sejam realizadas um número satisfatório de análises de amostras de minério.
Análises Físicas: serão priorizadas análises granulométricas das frações do minério, de acordo com os padrões de mercado.
Ensaios de Beneficiamento
Com a finalidade de avaliar o potencial da jazida mineral, são efetuados ensaios de acordo com o minério pesquisado.
Cubagem de Reservas
A quantificação de recursos/reservas minerais, em termos de teores e tonelagens, deve ser acompanhada de uma medida do grau de confiabilidade associado às mesmas.
Este é inerente aos métodos de pesquisa utilizados, métodos analíticos, precisão da localização dos pontos de amostragem e, sobretudo, à variabilidade apresentada pelo corpo de minério.
Há que se ressaltar que materiais geológicos podem apresentar variações na geometria do corpo de minério, nas características físicas do minério e, conseqüentemente, na distribuição de teores do mesmo, como resultado da interação dos processos geológicos responsáveis pela sua gênese.
Assim, as classificações de reservas são fundamentais para comunicação de reservas minerais, que podem ser convertidas em valores monetários e daí serem objeto de investimento, negociação e de indenização.
Todos os estudos de viabilidade técnica e econômica de um empreendimento minerário fazem uso das reservas minerais do depósito.
As avaliações geológicas visam à determinação dos limites do corpo de minério, onde os principais controles geológicos utilizados nestas avaliações são: estruturais (por exemplo: falhas, fraturas, etc.), mineralógicos (tipos de minerais de minério) e litológicos (tipos de rochas, graus de alteração, fraturamento etc.).
A estimativa de volumes, massas e teores de um depósito, deve ser baseada em observações sistemáticas e interpretações da geologia (litologia e estrutura) e da mineralização (mineralogia, controles, distribuição e continuidades).
Da mesma forma, a interpretação das informações geológicas deve ser sistemática, para definir as continuidades geológicas e estruturais, bem como os controles de mineralização.
Desta análise surgirá um mapa tridimensional, utilizando softwares de modelagem 3D específicos, cujos “logs” dos furos de sondagens possibilitarão individualizar o corpo mineralizado, em função dos parâmetros definidos daquilo que será o minério dessa área.
Estudo de Viabilidade Econômica
De posse de todas as informações obtidas na pesquisa, a empresa de consultoria mineral responsável técnica pela pesquisa, juntamente com profissionais da área econômica e especialistas em comercialização do minério pesquisado, deverão elaborar um estudo de viabilidade econômica da exploração da jazida mineral.
Estudo de Viabilidade Ambiental
Do mesmo modo, de posse de todas essas informações obtidas na pesquisa, o responsável técnico pela pesquisa, deverá elaborar um estudo de viabilidade ambiental da exploração da jazida mineral.
Relatório Final de Pesquisa Mineral
Finalmente, para concluir o responsável técnico, irá elaborar um relatório final, que conterá todos os estudos realizados e seus resultados, bem como um parecer técnico sobre a viabilidade de explotação da jazida mineral, que servirá de base para a elaboração do Plano de Lavra e do Plano de Aproveitamento Econômico.
Serviços que realizamos na Consultoria Mineral:
Requerimento na modalidade de registro de licenciamento para agregados;
Requerimento de autorização de pesquisa e de Lavra;
Projetos Minerários para Água Mineral;
Plano de aproveitamento econômico (PAE);
Relatório final de pesquisa mineral;
Elaboração de Memorial Descritivo para a obtenção da Guia de Utilização;
Serviços de Cubagem e Modelagem Mineral;
Acompanhamento de processos do ANM – Agência Nacional de Mineração;
Cessão Total ou Parcial de Direitos Minerários;
Cumprimento de exigências do ANM– Agência Nacional de Mineração;
Responsabilidade Técnica para empreendimentos minerários
Plano de Lavra;
Memorial Descritivo para a obtenção do Licenciamento.
Memorial Descritivo para a obtenção do
Registro de Extração para órgãos públicos
Elaboração do Relatório Anual de Lavra (RAL); Assessoria na compra e venda de áreas minerárias
Consultoria Mineral;
Conclusão: fazemos todas as etapas necessárias.
Entre em Contato já e Peça seu Orçamento sem compromisso. Clique Aqui!