A composição química das rochas, por onde se infiltram as águas subterrâneas, é responsável por sua mineralização.
As águas das chuvas penetram no solo e atravessam diversas camadas de rochas até estacionarem. Nesse trajeto por baixo do solo, a água passa por rochas com substâncias minerais, como o carbonato e o sulfato de cálcio, que se diluem na água, enriquecendo-a e adquirindo, assim, propriedades medicinais.
Outros fatores importantes são a temperatura e a pressão, que ajudam a determinar características próprias à água. As águas minerais dividem-se em fracas, médias e fortes.
A água mineral pode surgir sob a superfície em locais específicos, em nascentes ou fontes naturais ou surgências, ambientes subterrâneos de minas onde se exige a prospecção para a descoberta de águas minerais estacionárias ou de fontes artificiais (poço Artesiano) de onde são captadas.
A água mineral possui uma composição química diferenciada das águas comuns, na medida em que é formada por elementos químicos que determinam a característica de ação medicamentosa (SERRA, 2009).
Mercado de Água Mineral
As empresas regionais de água mineral estão atraindo o interesse dos gigantes do setor.
Atualmente, Há 640 empresas de água mineral no Brasil e mais de 800 marcas.
Conforme Pitaluga (2006), a água mineral foi o produto que nos últimos trinta anos tem tido um crescimento exponencial no consumo entre os brasileiros, posicionando o Brasil está entre os 10 maiorespaíses consumidores de água mineral do mundo.
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerante e de Bebidas Não Alcoólicas – ABIR.
O consumo per capita do mercado brasileiro de águas minerais, avaliado em 2020, foi de 59,65 %, com um crescimento de 3,9% em relação ao ano de 2019.
Nesse contexto, as comercializações de água mineral se mantêm em destaque e têm um mercado maior que outras categorias de produtos envasados como as bebidas diversas.
O volume comercializado de água mineral no Paraná passou de 205,04 milhões para 264,62 milhões de litros entre 2010 a 2019.
No mesmo período, o valor de comercialização saltou de R$ 63,4 milhões para R$ 121,84 milhões, um aumento de 92,18%.
Os dados constam do Informe Mineral 03/2021 divulgado pela Divisão de Geologia do Instituto Água e Terra, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo
.
O documento foi elaborado com base no Relatório Anual de Lavra (RAL) entregue pelos mineradores à Agencia Nacional de Mineração (AMN) durante os anos de 2010 a 2019.
Mercado Brasileiro de Água
O mercado brasileiro de águas envasadas difere do mercado internacional europeu e norte-americano por dois motivos:
1) As águas envasadas no Brasil, em quase sua totalidade, são águas classificadas como minerais (89,8%)5 e potáveis de mesa (10,2%).
2) Os grandes grupos empresariais transnacionais, como Nestlé Waters, Danone, Coca-Cola Company e Pepsico, que somados controlam mais de 50% do mercado de água envasada no mundo, aqui no Brasil participam com apenas 4,14%.
Sendo assim Água mineral vem sendo um dos melhores mercados para investir.
Entre em contato com a GeoBitte e peça já seu orçamento para as licenças ambientais.
Somos especialistas!!
Sobre o Autor
0 Comentários